Avançar para o conteúdo principal

RESUMO ANO 2022



Boas 
Já não atualizava o blog a quase um ano, a ver se agora em 2023 volto a relatar as minhas aventura e provas. 
Este post de início do ano vou fazer um rescaldo do ano de 2022.
Depois do COVID e da queda com o gato que me partiu a clavícula e a perna, tinha 2 hipóteses deixar andar, ou tentar melhorar e aproveite os desafios que me tinham sido impostos e aproveitar como incentivo para que a recuperação fosse rápida e que  a volta a atividade fosse a melhor.

Assim sendo em 2022 tinha como objetivo realizar uma a duas provas mais longas por mês. 
Como o que mais gosto são ultramaratonas e superação pessoal realizei o meu calendário com provas que iam de encontro ao que pretendia. Algumas provas não consegui realizar, mas em resumo aqui ficam as que realizei em 2022 e os resultados alcançados.

EM 2022 voltei a representar a minha equipa pessoal ENERGIZEME.PT - NUNORPM, depois de em 2021 ter experimentado participar em algumas provas como federado na equipa Btt Braguinhas.

2022
Janeiro  e Fevereiro foram meses de treino e de preparação para as aventuras a que me propus. 


Março
GEOTOUR no fundão, primeira prova do ano e primeira participação nesta prova. Tinha grandes expectativas, pois ouvi falar muito bem da mesma. As expectativas foram superadas. Muito bem organizada, percurso muito bom e paisagens deslumbrantes .

A prestação final podia ter sido bem melhor, mas na última etapa tive um problema com a corrente, o que me fez baixar 10 posições no escalão. Terminei em 29 lugar no escalão.


Abril 
Segunda prova rumei a Tomar para participar no TEX, já era a minha segunda vez nesta prova, conhecia a organização e sabia que tudo ia correr muito bem. Trilhos muito bons, então no segundo dia foi fenomenal o percurso. 
A organização está habituada a participar em várias provas e tem proporcionado excelentes dias de Btt a quem lá vai.
Desta vez fui com amigos participar nesta aventura, o que torna a participação muito mais agradável. 
As sensações eram boas e no final da primeira etapa estava em quarto lugar no escalão, então para a 2 etapa o objectivo era dar tudo para tentar melhorar a minha prestação. 
E resultou, consegui atingir o 3 lugar no meu escalão. 
Fiquei super contente de ter alcançado o pódio e principalmente de ter partilhado a aventura com amigos e com o Marco Quaresma que mais para a frente se proporcionou participar em  dupla com ele em outras aventuras durante este ano.



Maio 
Mês de aventuras perto de casa,  e de participar nas provas organizadas por amigos.
ROTA DAS LARANJAS , prova organizada pelos amigos da Pedalares, em que participei e cheguei em primeiro, mas a prova não tinha classificação. Mas foi um excelente treino para testar a minha evolução, e, o resultado dos treinos, com o objetivo principal da época que já estava perto…


Neste mês de Maio ainda participei no RAID MARGENS DO CÁVADO, que é uma prova mítica da cidade de Braga ( campeonato mundial da cidade 😁) o objectivo era realizar mais um treino em competição e continuar a  treinar para o objetivo da época. 
A prova  correu muito bem, e  alcancei o 2 lugar no escalão e segundo pódio da época 


Junho 
Este mês reservava o grande objetivo da época a prova EPIC RACE PONTEVEDRA.
Era a minha terceira participação nesta aventura, e o grande objetivo era finalizar a prova visto que nas outra duas tentativas não tinha conseguido.
Um breve resumo de como era a minha relação com esta prova …
Primeira tentativa, na segunda edição desta prova, e que na altura tinha um percurso maior de 500 km.
Está primeira participação foi a mais extrema que fiz até hoje…
Levei mesmo o corpo ao extremo e não consegui terminar pois a opção por desistir fazia todo o sentido quando já não conseguias comer, nem ingerir qualquer líquido.
Tinha 2 opções desistir da prova e  das ultras ou tentar melhorar e aprender com os erros. Optei pela segunda opção.

Na segunda participação pensava eu que já tinha outras soluções para conseguir superar este desafio, e tive companhia do amigo Pabelo que se prontificou para ir fazer a prova comigo. Desta vez a prova só tinha como distância máxima 300km em vez dos 500km.
Voltei a ter problemas com a alimentação e hidratação, e desta vez ,e, devido a experiência soube bem quando devia parar e não levar o corpo ao extremo.
 O meu amigo Pabelo ainda queria desistir comigo para me ajudar, mas como diz o ditado amigo não empata amigo e tu és enorme e conseguiste terminar o desafio, parabéns!
Sabia onde estava o meu problema e onde tinha de tentar resolver. Recorri a ajuda de um nutricionista para tentar perceber o que podia mudar e vi e li muitos artigos para tentar perceber a nutrição nas provas mais longas. 
Um dos principais erros que cometi e que depois tive que adaptar foi a utilização da mesma nutrição nos reinos e provas, por vezes não utilizamos as mesmas no treino e depois vai correr mal… 
Outra alteração foi trocar de marca de nutrição, depois de experimentar várias adaptei-me a SIS.
A terceira tentativa estava a ser preparada e na última da hora tive de adiar pós tive um acidente com um gato (parti clavícula e perna ), que me impossibilitou de participar.

Em 2022 este era o meu desafio pessoal e o meu grande objetivo da época, terminar passado 4 anos e na terceira tentativa. 
Mas para quem pensa que ia ser fácil, aguarde pela descrição da saga desta participação 😁.



Desta vez tinha a companhia de 2 amigos para esta aventura, o Pabelo voltou a realizar a prova para,  se necessário me ajudar e tive a companhia do Marco Quaresma.
Sabia que a preparação estava feita e que agora era fazer o meu melhor,  divertir-me e tentar finalizar esta aventura.
Como sempre o meu amigo Manuel Pinto está sempre presente para me dar apoio e desta vez não foi diferente. Esteve presente na primeira edição e foi o meu anjo da guarda, na segunda não pode estar presente devido ao COVID e desta vez ia dar apoio a nós os 3.
Partida e estava tudo a corre bem, tentei seguir com o Marco Quaresma e corria bem, algumas vezes deixei o homem ir andado, pois estava muito forte… 
Corria tudo bem até que voltei a ter dificuldade em
me alimentar, desta vez ainda conseguia ingerir líquidos,  o que me manteve na prova, mas a alimentação estava a ser difícil, depois de várias peripécias e dificuldades para recuperar e tentar que o corpo conseguisse responder e voltar a aceitar a comida decidi dormir 20 minutos  para fazer um Reset. E surgiu o efeito pretendido.
 Mas o melhor ainda estava para vir quando durante a noite e no meio do monte a luz da frente resolver morrer e fiquei sem luzes. Tinha a opção de desistir ou tentar resolver e então a opção foi utilizar a luz do telemóvel para tentar iluminar alguma coisa. Foi o verdadeiro filme. Mas não ia ser uma luz que me ia demover de finalizar esta prova. Finamente consegui terminar esta aventura de 300 km nonstop e fazer as pazes com esta prova 😁



Ainda neste mês de Junho participei no EPX no parque natural do Gerês, uma prova dura e deslumbrante, em que fomos brindados com uma parte do percurso que tivemos de andar com a bike pela mão, mas também faz parte.
Foi um dia de partilha de trilhos com amigos, de superação e de disputa de lugares  com parceiros de prova. Pois como estamos no parque natural, existem zonas em que o tempo é neutralizado e nunca sabemos qual a posição final. No final deu para 5 lugar no escalão.

Julho 
Mês de recuperação e de preparar a próxima aventura de Agosto, desta vez em dupla.

Agosto 
Antes de ir de férias ainda tinha uma prova desafiante e desta vez em dupla com o grande amigo Marco Quaresma 

A prova foi o VCPGE 3 dias de aventura, funcionamos muito bem como dupla, é um prazer poder pedalar com o amigo Marco Quaresma. A prova correu muito bem terminamos no 11 lugar do escalão, podíamos ter ficado em 5 lugar mas a peripécia do primeiro dia em que eu parti o prato fez com que perdêssemos muito tempo. Mas mais aventuras viram na companhia do amigo e parceiro.

Setembro 
Depois de umas merecidas férias sem pedalar até estava apreensivo como ia funcionar após esta pausa. 
Retomei a competição com a prova IBÉRICO BIKE RACE em Montalegre.
2 dias de aventura com trilhos fenomenais percurso muito bem escolhidos e organização exemplar, espero voltar em 2023 a esta prova. Terminei em sétimo lugar no meu escalão.


Outubro 
Este mês participei no TRANSCÁVADO desta vez ligou a nascente até a foz, desde Montalegre  até Esposende.
As sensações após férias e após a retoma da competição no IBR fizeram com que me sentisse bem e preparado para esta prova. 
Foi uma prova muito divertida e desafiante e que consegui superar-me e  atingir mais um pódio 2 lugar no meu
escalão.


Na continuação do mês de outubro a próxima prova que participei foi a famosa Maratona dos 5 Cumes em Barcelos.
Este ano o percurso era ao meu gosto e foi fazer força nos pedais para tentar obter o melhor resultado possivel, as sensações eram boas e o resultado apareceu, tendo conquistado o 2 lugar no meu escalão .


Ainda no mês de outubro e para finalizar a participação em
Provas realizei a Rota das Colheitas, passeio que muito gosto me deu de fazer, pois decorre no meu concelho Vila Verde e percorre os trilhos onde costumo treinar. 
Mais uma vez os Berdadeiros Btt não deixaram nada ao acaso e mesmo com a intempérie que se verificou no dia do passeio, tudo estava bem organizado.
Cheguei no grupo da frente e foi uma manhã de muita diversão.

Acima de tudo neste ano tentei levar o meu lema de vida a bom porto …
VIVE O MOMENTO 

Em 2023 novos desafios se colocam e será um ano de completar desafios pessoais que estão na minha agenda, espero conseguir concretizar estes objetivos.
Everesting
400km nonstop 
N 103
N 202 
Santiago ir e vir 

Obrigado a quem conseguiu ler o relato até ao final 
Vive o momento - umeuconcelhoélindu 😃 
ENERGIZEME.PT - NUNORPM

Comentários

Albino Pires disse…
Muito bem. És um exemplo para mim, salvaguardando as nossas diferenças competitivas, desde logo as duas provas que fiz, foram as tuas mais fáceis, Rota da Laranja, Margens do Cávado e Rota das Colheitas.
Parabéns pelos teus feitos e força para os próximos desafios. Também eu pretendo fazer a N103 e N222, a outro ritmo que não o teu ��.
Grande abraço campeão.

Mensagens populares deste blogue

Aula com banda ao vivo no Solinca Braga

Inscrições abertas  inscreve-te aqui Aula com banda ao vivo dia 16 dezembro 2023 16.15h Vagas limitadas

Alivio - Fátima pelos caminhos Junho 2020

  Boas Mais um desafio e aventura concluído. Já estava no meu pensamento realizar a aventura desde a minha casa até Fátima pelos caminhos em 1 dia, ia cumprir 2 objetivos realizar 1 dia pelos caminhos, e, fazer mais de 300km seguidos. No final consegui alcançar os objetivos, mas não foi fácil pois apanhei chuva e frio durante uma parte do caminho e fazer a solo torna tudo um pouco mais difícil. Venha o próximo desafio, podem ver aqui no strava