Já não atualizava o blog a quase um ano, a ver se agora em 2023 volto a relatar as minhas aventura e provas.
Este post de início do ano vou fazer um rescaldo do ano de 2022.
Depois do COVID e da queda com o gato que me partiu a clavícula e a perna, tinha 2 hipóteses deixar andar, ou tentar melhorar e aproveite os desafios que me tinham sido impostos e aproveitar como incentivo para que a recuperação fosse rápida e que a volta a atividade fosse a melhor.
Assim sendo em 2022 tinha como objetivo realizar uma a duas provas mais longas por mês.
Como o que mais gosto são ultramaratonas e superação pessoal realizei o meu calendário com provas que iam de encontro ao que pretendia. Algumas provas não consegui realizar, mas em resumo aqui ficam as que realizei em 2022 e os resultados alcançados.
EM 2022 voltei a representar a minha equipa pessoal ENERGIZEME.PT - NUNORPM, depois de em 2021 ter experimentado participar em algumas provas como federado na equipa Btt Braguinhas.
2022
Janeiro e Fevereiro foram meses de treino e de preparação para as aventuras a que me propus.
Março
GEOTOUR no fundão, primeira prova do ano e primeira participação nesta prova. Tinha grandes expectativas, pois ouvi falar muito bem da mesma. As expectativas foram superadas. Muito bem organizada, percurso muito bom e paisagens deslumbrantes .
A prestação final podia ter sido bem melhor, mas na última etapa tive um problema com a corrente, o que me fez baixar 10 posições no escalão. Terminei em 29 lugar no escalão.
Abril
Segunda prova rumei a Tomar para participar no TEX, já era a minha segunda vez nesta prova, conhecia a organização e sabia que tudo ia correr muito bem. Trilhos muito bons, então no segundo dia foi fenomenal o percurso.
A organização está habituada a participar em várias provas e tem proporcionado excelentes dias de Btt a quem lá vai.
Desta vez fui com amigos participar nesta aventura, o que torna a participação muito mais agradável.
As sensações eram boas e no final da primeira etapa estava em quarto lugar no escalão, então para a 2 etapa o objectivo era dar tudo para tentar melhorar a minha prestação.
E resultou, consegui atingir o 3 lugar no meu escalão.
Fiquei super contente de ter alcançado o pódio e principalmente de ter partilhado a aventura com amigos e com o Marco Quaresma que mais para a frente se proporcionou participar em dupla com ele em outras aventuras durante este ano.
Maio
Mês de aventuras perto de casa, e de participar nas provas organizadas por amigos.
ROTA DAS LARANJAS , prova organizada pelos amigos da Pedalares, em que participei e cheguei em primeiro, mas a prova não tinha classificação. Mas foi um excelente treino para testar a minha evolução, e, o resultado dos treinos, com o objetivo principal da época que já estava perto…
Neste mês de Maio ainda participei no RAID MARGENS DO CÁVADO, que é uma prova mítica da cidade de Braga ( campeonato mundial da cidade 😁) o objectivo era realizar mais um treino em competição e continuar a treinar para o objetivo da época.
A prova correu muito bem, e alcancei o 2 lugar no escalão e segundo pódio da época
Junho
Este mês reservava o grande objetivo da época a prova EPIC RACE PONTEVEDRA.
Era a minha terceira participação nesta aventura, e o grande objetivo era finalizar a prova visto que nas outra duas tentativas não tinha conseguido.
Um breve resumo de como era a minha relação com esta prova …
Primeira tentativa, na segunda edição desta prova, e que na altura tinha um percurso maior de 500 km.
Está primeira participação foi a mais extrema que fiz até hoje…
Levei mesmo o corpo ao extremo e não consegui terminar pois a opção por desistir fazia todo o sentido quando já não conseguias comer, nem ingerir qualquer líquido.
Tinha 2 opções desistir da prova e das ultras ou tentar melhorar e aprender com os erros. Optei pela segunda opção.
Na segunda participação pensava eu que já tinha outras soluções para conseguir superar este desafio, e tive companhia do amigo Pabelo que se prontificou para ir fazer a prova comigo. Desta vez a prova só tinha como distância máxima 300km em vez dos 500km.
Voltei a ter problemas com a alimentação e hidratação, e desta vez ,e, devido a experiência soube bem quando devia parar e não levar o corpo ao extremo.
O meu amigo Pabelo ainda queria desistir comigo para me ajudar, mas como diz o ditado amigo não empata amigo e tu és enorme e conseguiste terminar o desafio, parabéns!
Sabia onde estava o meu problema e onde tinha de tentar resolver. Recorri a ajuda de um nutricionista para tentar perceber o que podia mudar e vi e li muitos artigos para tentar perceber a nutrição nas provas mais longas.
Um dos principais erros que cometi e que depois tive que adaptar foi a utilização da mesma nutrição nos reinos e provas, por vezes não utilizamos as mesmas no treino e depois vai correr mal…
Outra alteração foi trocar de marca de nutrição, depois de experimentar várias adaptei-me a SIS.
A terceira tentativa estava a ser preparada e na última da hora tive de adiar pós tive um acidente com um gato (parti clavícula e perna ), que me impossibilitou de participar.
Em 2022 este era o meu desafio pessoal e o meu grande objetivo da época, terminar passado 4 anos e na terceira tentativa.
Mas para quem pensa que ia ser fácil, aguarde pela descrição da saga desta participação 😁.
Desta vez tinha a companhia de 2 amigos para esta aventura, o Pabelo voltou a realizar a prova para, se necessário me ajudar e tive a companhia do Marco Quaresma.
Sabia que a preparação estava feita e que agora era fazer o meu melhor, divertir-me e tentar finalizar esta aventura.
Como sempre o meu amigo Manuel Pinto está sempre presente para me dar apoio e desta vez não foi diferente. Esteve presente na primeira edição e foi o meu anjo da guarda, na segunda não pode estar presente devido ao COVID e desta vez ia dar apoio a nós os 3.
Partida e estava tudo a corre bem, tentei seguir com o Marco Quaresma e corria bem, algumas vezes deixei o homem ir andado, pois estava muito forte…
Corria tudo bem até que voltei a ter dificuldade em
me alimentar, desta vez ainda conseguia ingerir líquidos, o que me manteve na prova, mas a alimentação estava a ser difícil, depois de várias peripécias e dificuldades para recuperar e tentar que o corpo conseguisse responder e voltar a aceitar a comida decidi dormir 20 minutos para fazer um Reset. E surgiu o efeito pretendido.
Mas o melhor ainda estava para vir quando durante a noite e no meio do monte a luz da frente resolver morrer e fiquei sem luzes. Tinha a opção de desistir ou tentar resolver e então a opção foi utilizar a luz do telemóvel para tentar iluminar alguma coisa. Foi o verdadeiro filme. Mas não ia ser uma luz que me ia demover de finalizar esta prova. Finamente consegui terminar esta aventura de 300 km nonstop e fazer as pazes com esta prova 😁
Ainda neste mês de Junho participei no EPX no parque natural do Gerês, uma prova dura e deslumbrante, em que fomos brindados com uma parte do percurso que tivemos de andar com a bike pela mão, mas também faz parte.
Foi um dia de partilha de trilhos com amigos, de superação e de disputa de lugares com parceiros de prova. Pois como estamos no parque natural, existem zonas em que o tempo é neutralizado e nunca sabemos qual a posição final. No final deu para 5 lugar no escalão.
Julho
Mês de recuperação e de preparar a próxima aventura de Agosto, desta vez em dupla.
Agosto
Antes de ir de férias ainda tinha uma prova desafiante e desta vez em dupla com o grande amigo Marco Quaresma
A prova foi o VCPGE 3 dias de aventura, funcionamos muito bem como dupla, é um prazer poder pedalar com o amigo Marco Quaresma. A prova correu muito bem terminamos no 11 lugar do escalão, podíamos ter ficado em 5 lugar mas a peripécia do primeiro dia em que eu parti o prato fez com que perdêssemos muito tempo. Mas mais aventuras viram na companhia do amigo e parceiro.
Setembro
Depois de umas merecidas férias sem pedalar até estava apreensivo como ia funcionar após esta pausa.
Retomei a competição com a prova IBÉRICO BIKE RACE em Montalegre.
2 dias de aventura com trilhos fenomenais percurso muito bem escolhidos e organização exemplar, espero voltar em 2023 a esta prova. Terminei em sétimo lugar no meu escalão.
Outubro
Este mês participei no TRANSCÁVADO desta vez ligou a nascente até a foz, desde Montalegre até Esposende.
As sensações após férias e após a retoma da competição no IBR fizeram com que me sentisse bem e preparado para esta prova.
Foi uma prova muito divertida e desafiante e que consegui superar-me e atingir mais um pódio 2 lugar no meu
escalão.

Na continuação do mês de outubro a próxima prova que participei foi a famosa Maratona dos 5 Cumes em Barcelos.
Na continuação do mês de outubro a próxima prova que participei foi a famosa Maratona dos 5 Cumes em Barcelos.
Este ano o percurso era ao meu gosto e foi fazer força nos pedais para tentar obter o melhor resultado possivel, as sensações eram boas e o resultado apareceu, tendo conquistado o 2 lugar no meu escalão .
Ainda no mês de outubro e para finalizar a participação em
Provas realizei a Rota das Colheitas, passeio que muito gosto me deu de fazer, pois decorre no meu concelho Vila Verde e percorre os trilhos onde costumo treinar.
Mais uma vez os Berdadeiros Btt não deixaram nada ao acaso e mesmo com a intempérie que se verificou no dia do passeio, tudo estava bem organizado.
Cheguei no grupo da frente e foi uma manhã de muita diversão.
Acima de tudo neste ano tentei levar o meu lema de vida a bom porto …
VIVE O MOMENTO
Em 2023 novos desafios se colocam e será um ano de completar desafios pessoais que estão na minha agenda, espero conseguir concretizar estes objetivos.
Everesting
400km nonstop
N 103
N 202
Santiago ir e vir
Obrigado a quem conseguiu ler o relato até ao final
Vive o momento - umeuconcelhoélindu 😃
ENERGIZEME.PT - NUNORPM
Comentários
Parabéns pelos teus feitos e força para os próximos desafios. Também eu pretendo fazer a N103 e N222, a outro ritmo que não o teu ��.
Grande abraço campeão.